Voo PV8AA-11


Domingo, 17 de novembro de 2013 às 10UTC
QTH: Boa Vista - RR
Payload: Beacon APRS

 

Relatório final: PV8AA-11 

Autores: Paulo, PV8DX e Demilson, PY2UEP

De PY2UEP:

No dia 17 de novembro, último, foi realizado o voo do balão PV8AA-11 em Boa Vista - RR sob a coordenação do Paulo, PV8DX. 

Lançado às 10h16 UTC (8h16 Brasília - 6h16 Boa Vista), o balão sobrevoou a cidade de Boa Vista e seguiu rumo a direção Nordeste conforme já previsto nos dias nas simulações da trajetória feitas durante a semana. 

A subida do balão ocorreu normalmente, com uma taxa de ascensão próxima dos ideais 5m/s. Os dados estavam sendo enviados para a rede de APRS a cada minuto pela estação do PV8DX, sob o indicativo PV8AA-11.

Às 11h06 UTC foi recebido o ultimo pacote via AX.25: um problema com o sistema de bordo fez com que os dados via AX.25 parassem de ser enviados, terminando o rastreamento do PV8AA-11 via APRS. Nesse momento o balão estava a 17674km de altitude, ainda subindo. A temperatura interna era -7°C e a externa era -32°C. A bateria estava em plena carga ainda, com 7,9V. 

2013-11-1708:06:44AMST:PV8AA-11>APRS,WIDE2-2,qAR,PV8DX:@110642h0252.24N/06037.08WO069/013/A=05798

Não há, portanto, a informação da altitude máxima alcançada mas, pelo local do pouso e perfil de subida inicial, o balão deve ter atingido aprox. 23 a 24km, conforme previsto.

De PV8DX:

Cremos que nosso GPS como muitos, não foi capaz de medir acima dos 18Km de altura. E talvez por este motivo não tenha sido possível a leitura em condições corretas pelo aprs. 

Graças ao beacon em CW, que continuou funcionando, o Paulo, PV8DX conseguiu rastrear o balão copiando pelo CW a latitude, longitude e altitude que eram transmitidas. Assim foi até o pouso do balão, quando a ultima informação do CW foi recebida antes da perda do sinal (devido a altitude baixa dos equipamentos). A aprox.  12h30 UTC, a 549m de altitude, a posição do PV8AA-11 era: 

https://maps.google.com.br/maps?q=2.920N+60.357W&ie=UTF-8&ei=MGKKUqXIC5bMsQSUoIDADw&ved=0CAoQ_AUoAg

Emocionante  ao receber os sinais de telegrafia, nos tranquilizava com a certeza cristalina em qual região o experimento iria cair.

Assim, orientamos a equipe de resgate.

O adestramento e habilidade de uma atividade dessa é impressionante. Desde a coleta dos dados com Azimute e Elevação, também as improvisações decorrentes das adversidades do momento. Tivemos que montar um cross repeater de VHF/UHF no móvel para que pudessemos colher os dados. Perceber como as transmissões dentro da mata foi afetada, isso tudo foi um aprendizado.

Diante de nossa meia dúzia de radioamadores, tudo que aconteceu foi sensacional.

Com a equipe de resgate a caminho e, chegando próximo ao local do pouso, o Abílio, PV8AZ, enviou os dados decodificados por Dárcio, PV8DR, que também fazia parte da equipe de resgate, indicando o local do pouso:

https://maps.google.com/maps?q=2.916,-60.361

Foi claro que precisamos de atenuadores para os equipamentos de recepção. Todos do resgate sofreram por não conseguir diminuir a intensidade de sinal.

Houve momentos que tiraram a antena do rádio e não nada adiandava. 

O paraqueda funcionou perfeitamente. O tempo de descida variava de 6m/s e quando da proximidade do solo, ficou ainda mais suave. 

Após quase 7h foi encontrado na copa de uma árvore em uma mata  fechada (com aproximadamente 12m) Encontrada pelo jovem escoteiro Bruno Casadio ainda transmitindo as informações em Packet e CW. Bateria com 7.36V e que certamente durava ainda  2 a 3h. Pois nos testes chegou a ter 6.9V. Mas quase perdemos uma das células da bateria. Essas baterias nao suportam o esgotamento.

Salienta-se que o Abílio PV8AZ com sua experiência de guerra na selva foi de fundamental importancia com instrumento que auxiliou sobremaneira no resgate do experimento.

A caixa de isopor estava intacta. Boa parte do balão também permaneceu.

O Abílio PV8AZ   nos relatou que a equipe liderada pelo Rafael, responsável pelo 3º Grupo Escoteiro  Forte São Joaquim estava de fato comprometido no resgate. Fez diversos elogios e que valeu muito a pena fazer parte da equipe de resgate. Foi uma satisfação, disse. Somente lamentou o custo do enchimento do Balão , R$ 1.000,00. Rateado boa parte pela  LABRE e complementado por PV8AZ,PV8DR e PV8DX.

Nossa equipe de Resgate: PV8AZ,PV8DR,PU8TBT. Os escoteiros: Matheus Porto, Yule Oliveira, Daniel Carvalho, Gabriel Benites, Victor Peres, Rafael Cardoso,Adailton, Bruno Casadio e Daniely Oliveira.

Fizemos todos os testes no equipamento resgatado e tudo funciona perfeito.

A sensação de euforia levou a propostas futuras. Já se ventilava "quando será o próximo".

Não há como negar todo o trabalho duro dos envolvidos e que somente foi possível diante do planejamento e responsabilidade.

Culminando com a autorização do CINDACTA 4, após várias consultas e esclarecimentos.

Aproveito para externar nossos agradecimentos ao Ten Cel Av. MARCUS VINICIUS e ao Tenente Lima do CINDACTA 4, como também ao Cap. CIDNEY, Ten Aliomar do DTCEA Boa Vista. Faço uma referência especial ao Sub Oficial TRINDADE também do DTCEA Boa Vista, pela atenção dispensada desde o primeiro momento e que através de sua experiência no ofício diário de lançamento de balões meteorológicos  nos tranquilizou e nos deu total suporte.

Quero reportar meu testemunho sobre o zelo com a instituição e a preocupação com o espaço aéreo desses senhores. Foram sim, várias idas e vindas, com documentos, telefonemas, e-mails. Entretanto, tudo com o propóstito do cuidado e com a responsabilidade que devem ter. Assim, sinto muito a vontade em dizer que estamos bem em nossa região na segurança aérea.

Nossa missão, como no decorrer do evento foi chamada, foi cumprida com muita determinação. É importantíssimo que continuemos a oferecer bons exemplos aos jovens. Comprometimento, responsabilidade, firmeza nas decisões. Quando marcamos o horário das 5:30 da manhã (que aqui em Boa Vista é escuro) Todos estávam no local do lançamento. Inclusive o senhor do Gás. Isso mostra que, quando desde o início se cumpre com o acertado e prometido, todos de alguma forma se sentem compelidos  também a cumprir.

Seria desnecessário elogiar o Abílio PV8AZ, Francisco PV8BR e o Darcio PV8DR. É dizer no popular.... "Chover no molhado". Mas, faço um alerta à todos: Tomem muito cuidado com eles: São responsáveis, comprometidos e determinados em cumprir com a palavra empenhada.

Sempre comento: Saber o que tem que ser feito, muitos sabem. Agora querer fazer e fazer. Ter começo, meio e fim.... São para poucos.

Termino por agradecer a nossa entidade LABRE, que desde o primeiro momento acreditou e apoiou no que foi possível. Ao Rubenelson e Washington, PV8RF e PV8ABC respectivamente, sintam-se também com o dever cumprido. Aos nossos amigos de rádio que não puderam estar presente, mas que ficaram na torcida para que tudo pudesse acontecer como o planejado. Nosso muito obrigado.

O vídeo que preparamos trará mais detalhes, veja:

http://www.youtube.com/watch?v=FjlYAk_6hw8

Resumo do voo:

Dados: Aprox. 2h e 30 min de voo.
Bateria: retornou com 7.3 de 8.2V
Isopor/experimento: Sem danos.
Paraqueda: Sem danos.
Distancia em linha reta: 38Km do ponto de lançamento.
Última leitura de subida: 17.674km
Última leitura, temperatura externa: -32 graus
Última leitura, temperatura interna: -7 graus

Subida e descida na ordem de 5 a 6m/s. Estimativa de 1h 15min de subida, em torno de 4.500segundos x 5m = 22.500Km



p y 2 u e p @ g m a i l . c o m